ArtigosSÍndrome do Tunel do Carpo

SÍndrome do Tunel do Carpo

O que é:

Compressão do nervo mediano ao nível do punho. O túnel do carpo consiste num espaço por onde passam 9 tendões flexores e o nervo mediano.

É a síndrome compressiva MAIS COMUM no membro superior

Causa:

A maioria das vezes é idiopática (sem causa estabelecida). Pode ser associado com inflamação dos tendões flexores, má postura do punho, edema durante a gestação, diabetes tipo 1 e 2, alterações hormonais, fratura/luxações, hipotireoidismo, alcoolismo e obesidade.

Epidemiologia:

Geralmente afeta mais o sexo feminino, entre a quarta e sexta década, no entanto pode acontecer nos homens e em outra faixa etária.

Sinais e Sintomas:

O paciente pode sentir dor, formigamento, dormência e perda de força muscular na mão para realização de atividades cotidianas. Nos casos mais avançados pode acontecer atrofia da musculatura inervado pelo mediano. Os sintomas podem ser exacerbados durante o período noturno, no entanto podem acorrer durante atividades manuais. As alterações de sensibilidade geralmente acometem o polegar, indicador, dedo médio e anelar (figura 1).

Diagnóstico:

Realizado com uma boa história clínica minuciosa sobre condições médicas, atividades laborais e exame físico detalhado com teste específicos para a patologia. Exames complementares como radiografia, ultrassom, exames laboratoriais e eletrodiagnósticos podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico.

Tratamento:

Os sintomas podem ser aliviados sem procedimento cirúrgico com mudança dos padrões de uso das mãos, ajudando a reduzir a pressão sobre o nervo. Imobilização com uso de órtese para manter o punho em posição neutra durante o período noturno, fisioterapia e acupuntura. Exercícios de deslizamento do nervo são outras possibilidades no tratamento conservador.

Sintomas persistentes, sem melhora com tratamento conservador ou graves podem ser tratados de forma cirúrgica que consiste na abertura do ligamento que forma o teto do túnel do carpo. Os sintomas são aliviados rapidamente ou aos poucos a depender da gravidade do caso.